quinta-feira, 28 de abril de 2011

IGP-M em 12 meses ainda está alto, acima de 10%

A Fundação Getulio Vargas (FGV) divulgou hoje que o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), que reajusta a maioria dos contratos de aluguel, desacelerou para 0,45% em abril, mas a variação acumulada em 12 meses continua alta, em 10,60%, como mostra o gráfico abaixo feito pelo Banco Fator.
O recuo do Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que passou de 0,65% para 0,29%, puxou a queda do IGP-M, já que os demais - Índice de Preços ao Consumidor (IPC) e o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) - avançaram de um mês para o outro.
O economista José Francisco Gonçalves, do Banco Fator, diz que o resultado surpreendeu ao vir bem abaixo das expectativas (0,57%). Lembra ainda que a deflação registrada pelos produtos agropecuários (-0,25%) não ocorria desde janeiro do ano passado. Já os custos dos produtos industriais caminharam no sentido contrário, registrando alta de 0,49%, acima da vista em março (0,38%).
- A inflação dos produtos agropecuários no IPA pode continuar pressionando o IGP-M para baixo, uma vez que os preços de commodities agrícolas não tem mostrado avanços nos últimos meses - diz o economista.
Nos preços ao consumidor, houve avanço nos grupos alimentação, vestuário e transportes. Aumento no grupo mão de obra puxou a aceleração dos custos da construção.
Fonte: MirianLeitão.com

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...